Todo setor tem a sua ferramenta de auxílio. Marketing e vendas contam com plataformas de CRM e e-mail marketing, a logística e a produção com os sistemas ERP, o financeiro com softwares para emissão de notas fiscais e, junto ao RH, programas para gestão de documentos e assinaturas. Nenhuma novidade até aqui, certo? Afinal, algo bem comum de se ver. Então por que seria diferente para DPOs?
A realidade do DPO no Brasil
Especialistas em proteção de dados estão entre uma das profissões/funções que vieram para ficar. Seu objetivo é garantir a conformidade com regulamentações como a LGPD, através de diversas ações que vão da implementação ao monitoramento de boas práticas para o gerenciamento desses dados.
Além da ligação com diversos setores da empresa diretamente envolvidos com dados de titulares, cabe a esse tipo de profissional também o contato com as autoridades jurídicas, com terceiros e até mesmo com a imprensa!
Além disso, a profissão é reconhecida pelo ministério do trabalho desde 2021, de acordo com as recomendações do Art. 41 da LGPD. No momento, a estimativa do mercado é de crescimento e boas oportunidades, especialmente para profissionais bem preparados e que saibam lidar com diferentes tecnologias.
Ferramentas que auxiliam DPOs
Com tantas responsabilidades, é fundamental que haja alguma ferramenta de auxílio também para essa função. A Meus Dados veio ao propósito de suprir essa demanda dos profissionais da área por boas plataformas, que automatizem as partes repetitivas e abram espaço para a produtividade.
Agilidade e eficiência:
A centralização de tipos de dados e das solicitações de titulares em um único local pode aumentar o tempo de resposta e a eficiência do processo, evitando assim desgastes aos funcionários e aos próprios titulares.
Comunicação interna (entre DPOs e entre setores):
Uma plataforma bem planejada e implementada melhora a comunicação interna e integração da equipe, já que as informações ficam dispostas em um único lugar. Dessa forma, mesmo que apenas alguns profissionais operem diretamente com as solicitações, toda a equipe fica por dentro do processo.
Organização:
A facilidade de visualizar o trabalho também é outro diferencial. Assim, em vez de centralizar os dados em uma planilha, lidar com clientes diretamente pelo e-mail e apresentar os resultados para a equipe por meio de um slide, a pessoa que trabalha com proteção de dados pode usar a própria plataforma da Meus Dados para lidar com essas funcionalidades e colocar toda a equipe a par do que está fazendo.
Produtividade:
Delegar tarefas é algo muito comum na rotina de diversos profissionais. Com uma boa ferramenta como a Meus Dados, o/a responsável pela proteção de dados pode ensinar os possíveis ajudantes do projeto a operarem a plataforma. Dessa, o setor aumentará ainda mais a sua produtividade e aumentará o seu valor.
Tudo isso serve apenas para ilustrar como a Meus Dados pode ajudar efetivamente ao especialista e, consequentemente, a sua empresa. Mas não para por aí. Existem ainda outras funcionalidades que tornam a plataforma uma verdadeira mão na roda para empresas de todos os portes, como a implementação guiada e o gerenciamento de pendências.
Então,
se você se interessou, não deixe de se cadastrar e conferir por si só as vantagens dessa ferramenta. A Meus Dados oferece planos gratuitos para empresas com até 100 titulares cadastrados e não exige cartão para esse cadastro.
Fique à vontade para testar e nos contar o que achou! É só acessar o nosso site: empresa.meusdados.com 🙂